Como manter o lado profissional e pessoal equilibrados
Conseguir manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional significa saber ser produtivo no trabalho ao mesmo tempo em que sobra tempo para se dedicar aos cuidados com a saúde, lazer e momentos com a família. Quem consegue alcançar este indicador tem maiores chances de enfrentar os problemas do dia a dia com resiliência, com menos stress e com uma qualidade de vida mais saudável. Acompanhe o texto de hoje e aprenda estratégias para ser mais produtivo, conciliando esses dois lados da sua vida.
Por que é tão difícil manter o profissional e o pessoal equilibrados?
Diante da vida agitada que vivemos hoje e das constantes inovações tecnológicas que trouxeram diversos recursos digitais, temos mais dificuldade em distribuir nosso tempo.
Assim, problemas como procrastinação, falta de tempo e uso excessivo de internet (especialmente as redes sociais) são uma constante queixa dos trabalhadores nos dias atuais.
O pior é que isso resulta em menos produtividade no serviço, além de dificuldades como falta de espaço na agenda para ficar com a família e o déficit na qualidade de vida devido ao descuido com a saúde.
Portanto, nunca foi tão necessário usar estratégias para reaver os bons hábitos do passado, de modo que você possa ser um profissional produtivo, mas que não deixa sua saúde de lado, ao passo que também prioriza momentos de lazer.
9 dicas para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Mudar hábitos não é tão simples, mas com esforço e dedicação você consegue ter um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.
Pensando nisso, fizemos 9 dicas para você achar esse equilíbrio. Use e abuse dessas dicas e teste-as na sua rotina até conseguir se sentir satisfeito como um ser humano e trabalhador. Acompanhe!
1. Avalie como você está gastando o tempo
O primeiro passo para manter o lado profissional e pessoal equilibrando consiste em diagnosticar como você está gastando seu tempo ao longo do dia.
Anote quantas horas está gastando com as tarefas do trabalho e com os compromissos pessoais, assim como quanto as distrações impactam na execução dessas atividades.
Aplicativos como o Timely, por exemplo, podem ajudar na hora de rastrear a utilização do seu tempo.
2. Use um método de produtividade
Apenas fazendo suas horas de trabalho renderem ao máximo é que você terá mais tempo livre para as atividades da sua vida pessoal.
Ser produtivo no trabalho não significa trabalhar mais de 10 horas por dia, mas sim conseguir realizar com eficiência o maior número de tarefas no menor espaço de tempo.
Aliás, isso é extremamente essencial para evitar a procrastinação e entregar os trabalhos no prazo.
3. Aproveite os benefícios do home office
Se você souber usar o home office, ele pode te ajudar a conciliar o seu lado profissional e pessoal.
É fato que algumas pessoas não se adaptam a esse estilo de trabalho, mas se você puder fazer um teste, vale a pena conferir se essa modalidade é uma boa para você.
Afinal, quem sabe trabalhar no home office tem uma série de vantagens, principalmente ter mais tempo para desfrutar junto da família, amigos e os projetos particulares.
Mas como dissemos, nem todo mundo se ajusta nesse formato, já que ele demanda bastante disciplina e comprometimento.
Portanto, apenas um teste vai responder se ele combina com sua realidade.
4. Procure espaços livres na sua agenda
A verdade é que, por mais ocupado que você seja, sempre há aquele espaço em branco na sua agenda.
Assim, seguindo a dica da autora Jocelyn K. Glei, é interessante não lotar sua agenda apenas com compromissos.
Ela descreve que o cérebro precisa de um tempo para recarregar as energias, o que implica em você também usar os intervalos da sua agenda para respirar e abastecer as baterias.
5. Não seja dependente da tecnologia
Muita gente não consegue mais abandonar o celular em momentos em família, como confraternizações, passeios no parque ou nas refeições.
A dependência por redes sociais e tecnologia é um problema tão sério atualmente, que muitas vezes somente desligando o celular é que você conseguirá priorizar sua família e os bons momentos da sua vida pessoal.
Em outros casos, apenas colocar o celular no modo de foco, onde as notificações ficam restritas por um tempo específico já resolve esse impasse.
6. Cumpra os prazos da empresa
Use lembretes para entregar as tarefas sempre no prazo. Aqui, aplicativos como o Google Agenda e o Trello podem ajudar na distribuição de tarefas ao longo dos dias.
Além de evitar acúmulo de serviço, você ganha produtividade na realização das atividades, o que faz sobrar mais tempo para si próprio.
7. Use o caminho do trabalho
Se o tempo gasto no transporte público ocupa um espaço considerável na sua agenda diária, porque não usufruir desse trajeto para adiantar os trabalhos?
Você pode, por exemplo, responder aqueles e-mails atrasados, mandar uma mensagem de texto, programar tarefas e até mesmo terminar aquele livro que está em atraso.
Com isso, você chega no trabalho menos sobrecarregado e com mais tranquilidade para executar as outras obrigações.
8. Saiba compartilhar tarefas
Você já pensou em reduzir sua carga de trabalho? Afinal, é bem possível que produzindo em um ritmo menos acelerado, os resultados podem até ser melhores, sabia?
Sendo assim, converse com seu chefe e/ou líder e veja a possibilidade de compartilhar suas tarefas com outros colegas do trabalho.
Geralmente sempre há alguém querendo fazer uma nova atividade, então, não custa nada tentar essa delegação indireta dos seus afazeres profissionais.
9. Se preciso, busque ajuda especializada
Nem todo mundo consegue equilibrar a vida pessoal e profissional sozinho, e isso é completamente normal.
Nós somos seres humanos e não máquinas. Logo, temos falhas e está tudo bem não dar conta disso.
Diante disso, o momento não é de perder as esperanças em meio a tantos compromissos, já que você pode pedir ajuda de outras pessoas.
Seja delegando tarefas, procurando apoio psicológico, contando com a família nas horas de sobrecarga ou pedindo ajuda de colegas na finalização de projetos, tudo isso é válido nesse processo.
Conclusão
Muito bem, esperamos que você tenha entendido a importância de saber conciliar adequadamente suas tarefas, conseguindo manter o lado pessoal e profissional equilibrados.
Desejamos sucesso nessa jornada e, para complementar esse conteúdo, sugerimos a leitura do texto: Organização do Tempo: Qualidade, Produtividade e Saúde. Até logo!